O que é Tendinite?

O que é Tendinite?

A tendinite é uma síndrome de excesso de uso em resposta a inflamação local devido à microtraumas repetidos.

Estes microtraumas podem ocorrer devido a desequilíbrios musculares ou fadiga, alterações nos exercícios ou nas rotinas funcionais, erros de treinamento ou uma combinação de vários desses fatores.

A síndrome ocorre pois uma demanda contínua é colocada no tecido sem que haja tempo adequado para cicatrização, de forma que a dor e a inflamação continuem.

Os tendões são estruturas fibrosas cuja função é a transmissão da força produzida pelos elementos contráteis e não contráteis, dentro da unidade músculo-tendão.

A força é transmitida através do tecido tendão para agir sobre um segmento do osso e produzir o torque (momento de força) sob o segmento em relação ao eixo articular.

Esta função é executada pelo tendão, através curso de proximal para as inserções distais de três formas:

  1. Ele pode atravessar um curso direto, ao longo da linha proximal para as inserções distais como é o caso do tendão músculo bíceps femural;
  2. Um tendão pode também seguir ao redor de uma roldana óssea anterior à inserção no osso principal, como é o caso do músculo tibial posterior ao redor do maléolo medial. A roldana óssea (polia) muda a linha de vetor de força de tendão, alterando desse modo o momento em relação à articulação;
  3. Esta é similar à roldana óssea (item nº1), só que nesse caso o tendão segue ao redor de uma estrutura anterior a inserção no osso principal. A estrutura retinacular, também altera a ação da linha do vetor de força do tendão e o momento articular resultante, como no caso do tendão do músculo tibial anterior, onde segue o curso em volta do retináculo extensor.

Eles são revestidos por uma capa por onde flui o líquido sinovial (a mesma que encontramos no interior das articulações), que serve para lubrificar as superfícies de fricção onde os tendões fazem contato.

A tendinite é descrita como uma inflamação dos tendões (tendinite) e vem acompanhada simultaneamente de inflamação da “capa” que protege os tendões (tenossinovite) podendo ocorrer em qualquer faixa de idade ou sexo.

Geralmente a inflamação da “capa” é mais intensa que a dos tendões propriamente.

Esse tipo de inflamação é originário de traumatismos (fricção) repetidos (esforço repetitivo), esforço exacerbado onde pode haver inclusive, ruptura dos tendões ou até ser parte da manifestação de outras doenças como artrite reumatoide, esclerose sistêmica, gota etc.

Outras vezes, pode ser devido a um processo infeccioso que acaba por envolver também os tendões e sua “capa”.

Tudo isso se traduz em dor para o paciente, principalmente quando ele tenta movimentar o tendão afetado, seja das mãos ou dos pés. Há também inchaço ficando muitas vezes os tendões visíveis sob a pele em forma de cordões avermelhados e dolorosos.

Postura antálgica para se locomover (tendinite de joelho,  Aquiles ou púbis), espessamento do tendão, apalpação (confirma o local do alargamento e elucida o local da dor), flexibilidade passiva da unidade músculotendinosa mantida, contração ativa, contração isométrica sem sobrecarga difere a tendinite de uma lesão capsulo ligamentar, também são sinais da tendinite.

O tratamento para essas doenças inclui a consulta a um médico, que poderá aconselhar repouso de tendão e uso de antinflamatórios orais ou injetáveis

Fonte: Professor Franceli Rodrigues Kuntzler

Conheça a linha de produtos da Invel para o alívio das dores nas mãos.

Em caso de duvidas ou persistência dos sintomas consulte seu medico!

7 Comentários

  1. Maria Cretella says:

    Trabalho como bancária, e sindo muitas dores nos braços, as vezes até perdendo a força, lendo esta matéria percebi que talvez seja tendinite essa dor! me ajudou bastante! Obrigado.

    Reply
  2. Maria Cretella says:

    Trabalho como bancária, e sinto muitas dores no braço direito, que uso para digitação, as vezes até perdendo a força, lendo esta matéria percebi que talvez seja tendinite essa dor! me ajudou bastante! Obrigado.

    Reply
    • TAD says:

      As dores crônicas no braço realmente podem ser Tendinite, e recomendamos procurar um médico para o correto diagnóstico e tratamento. Estas dores podem acontecer frequentemente em pessoas que realizam atividades repetitivas ou que permaneçam na mesma posição por muitas horas.
      Para aliviar as dores nesta região, a Invel® traz em sua linha a Invel® Actiive Glove, um produto com registro pela ANVISA, que auxilia no tratamento para o alívio da dor.
      A linha Invel® Actiive Glove conta 3 modelos, sendo eles: luva antebraço cujo o comprimento vai até próximo ao cotovelo, luva curta e a longa.
      Conheça mais no site:
      http://www.invel.com.br/prod/71/761/0/invel-actiive-glove.aspx#D

      Reply
  3. Gil says:

    Olá, interessei me pela Luva da Invel, mas não entendi exatamente o mecanismo.
    A ativação de microcirculação elimina as dores nas mãos? Vocês têm algum material com explicações mais detalhadas?

    Reply
    • TAD says:

      Olá Gil!
      Temos ouvido ótimos depoimentos sobre melhoras em dores crônicas com o uso dos produtos Invel. Veja abaixo as referências técnicas que encontramos de acordo com o site do Instituto Invel de Tecnologia e Pesquisa:

      A leve compressão exercida pela Invel® Actiive Glove auxilia na estabilização da musculatura e reduz a vibração decorrente do impacto produzido pelos movimentos. Esse produto pode ser utilizado como tratamento coadjuvante da algia nos braços.

      Baseados nos estudos desenvolvidos pelo IITP®, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) reconheceu a eficácia e a segurança desse produto e deferiu em 25 de abril de 2011 o registro ANVISA/MS N°80104760006.

      Para mais informações leia o estudo realizado pelo IITP®: http://www.iitp.org.br/bannerglove.html

      Para a compra da luva Invel acesse: http://www.invel.com.br/cat/761/alivio-para-dor-nas-maos.aspx

      Equipe TAD

      Reply
  4. Gil says:

    Equipe TAD,

    A Luva estabiliza a musculatura com calor? Não entendi a relação entre vasodilatação e estabilização da musculatura….
    Ela tem mesma eficácia de uma tala convencional indicado na fisioterapia?

    Reply

Deixe um Comentário

CAPTCHA Image
*

Powered by WordPress | Deadline Theme : An AWESEM design

Slider by webdesign