Lombalgia e a qualidade de vida

Em países industrializados as dores na região lombar da coluna vertebral chegam a atingir cerca de 70% da população.

Segundo estudiosos, try os dois principais motivos para o aumento das ocorrências de dores lombares são: a mudança nos hábitos posturais e maior expectativa de vida.

Muito se polemiza em relação à lombalgia, pois alguns especialistas acreditam no envelhecimento natural da coluna, sem qualquer ligação com uma patologia, enquanto outros alertam para um detalhe muito importante: nem sempre as alterações na coluna possuem relação com a verdadeira causa da dor. Nestes casos o fator crucial a ser considerado é a qualidade de vida.

A Organização Mundial de Saúde define qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (Whoqol Group, 1994).

Já se constatou que a esfera emocional sobressai à sensitiva em muitos casos, por isso as pesquisas através de questionários realizados com os pacientes se tornaram nos últimos anos um recurso bastante utilizado e eficiente.

Analgésicos podem auxiliar no alívio da dor, porém o uso crônico pode trazer muitos efeitos colaterais. O melhor é a prática de exercícios físicos para melhorar o tônus, atentar-se a postura correta e procurar em si mesmo fatores emocionais que influenciem na sua percepção da vida.

Por Daniel B. Alves
O Instituto Invel de Tecnologia e Pesquisa desenvolveu um coadjuvante eficaz no alivio da dor* muscular.
 *Estudo duplo cego com 60 pacientes usando a Camiseta Invel® com tecnologia MIG3® realizado pelo Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – 2010.
Este texto é embasado em estudos recentes, realizados no Brasil e exterior.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Dantte Peixoto de Alencar disse:

    Não entendo como uma camiseta pode aliviar a dor…

    • TAD disse:

      Olá Dantte,
      As camisetas são produzidas com tecido desenvolvido com MIG3® que ao entrar em contato com o calor do corpo passa a irradiar onda Infravermelha longa que produz um efeito fotoquímico capaz de estimular a vasodilatação e a perfusão sanguínea periférica. Estudos comprovam que traz uma série de efeitos benéficos, especialmente no alívio da dor crônica, além de uma sensação de conforto e bem-estar.

  2. helena disse:

    toda a camiseta possui a tecnologia? alivia dores mais altas? obrigada

    • TAD disse:

      Sim, todas as camisetas Invel têm a tecnologia que alivia a dor. Sua indicação é para o alívio de dores crônicas, qualquer que seja a região coberta pela camiseta (lombar, ombros etc).
      Se por “dores mais altas” você refere-se a dor aguda, decorrente de uma lesão ou fratura recente, a camiseta não é indicada, mesmo que ocasionalmente possa gerar algum alívio.

      Se não tivermos respondido sua dúvida a contento, por favor consulte-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Slider by webdesign