Hábitos pós-treino podem potencializar seu desempenho físico

Adote rotinas simples que aumentam a energia, sales reduzem a dor e aceleram a perda de peso sem esforço

Depois de qualquer atividade que implique esforço físico, principalmente após o treino na academia, o organismo começa a fazer o reparo do estresse ao qual os músculos foram submetidos.

Segundo Luciana Mankel, ed educadora física especializada em fisiologia do exercício, o processo de recuperação condiciona o corpo a ficar forte e permite a perda de peso, por isso as atividades realizadas nas 48 horas após o exercício tem grande contribuição nos resultados a serem alcançados.

Atitudes que potencializam a prática de atividades físicas e reduzem incômodos

Beber água é a recomendação que os praticantes de atividades físicas mais ouvem, pois auxilia na perda de peso, ajudando a controlar impulsos e manter a saciedade. Este conselho não só está correto como deve ser levado bastante a sério, pois pessoas que não se hidratam bem têm maiores chances de queimar massa magra durante o exercício. Além disso, sem água, o corpo rende menos em atividade, adotando automaticamente um ritmo mais lento e deixando de queimar calorias por não estar com a quantidade adequada do líquido para completar suas funções.

Para uma boa hidratação, o ideal é incluir, além dos 2 litros diários, mais 500 ml por hora de atividade física, ingerindo a água não só depois dos exercícios, mas antes e durante também, orienta a nutricionista Inarí Ciccone, especializada em nutrição esportiva pela Unifesp.

O alongamento depois de uma atividade física é também uma boa prática. Alongar não é apenas um preparatório para realização das atividades físicas, estudos apontam que alongar-se depois do treino implica em até 20% de ganho de massa muscular. Ter este hábito é um fundamental para a recuperação de qualquer exercício, pois ativa o sistema circulatório e revigora os sistemas respiratório e neuromuscular

Para inibir a dor é indicada a realização de uma técnica americana de alongamento chamada Alongamento de Ativação Isolada. A técnica orienta que cada posição deve ser mantida 3 segundos e com dez a 12 repetições, permitindo o aumento da circulação e a melhora da oxigenação muscular.

Fazer uma massagem depois do treino é outra boa iniciativa, pois acelera em até 60% a regeneração muscular, prevenindo lesões e reduzindo inflamações no tecido ao estimular o fluxo sanguíneo na área.

Uma dica interessante é, após os exercícios, tomar um banho frio para diminuir dores localizadas e em seguida passar um hidratante massageando o corpo. Para uma massagem efetiva, deslize as mãos nas pernas em direção as virilhas, nos braços em direção às axilas, no abdome em sentido horário e da cintura para a virilha. Caso encontre algum volume, pressione suavemente o local de fora para dentro.

No dia seguinte ao de um treino rigoroso é indicado fazer uma atividade de baixa intensidade para prolongar os ganhos musculares e estimular o fluxo sanguíneo para o bom transporte de nutrientes para os músculos e a eliminação de toxinas como o ácido lático, responsável pela sensação de dor muscular pós-treino. Outro ponto positivo é que exercitar-se continuamente contribui para um bom sono, outro item fundamental ao bom rendimento das atividades físicas.

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Por: Giselle Coutinho
Fonte: Dicas de Mulher

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