Enxaqueca: os alimentos que provocam e os que evitam a dor

Sem saber, healing você pode estar provocando a enxaqueca comendo os alimentos errados. Veja quais ajudam a aliviar a dor evite esse tormento!

A dor de cabeça intensa e latejante, que se inicia geralmente perto da região dos olhos e pode durar até vários dias, não tem causa definida. Mas pesquisas cada vez mais ligam as crises ao estilo de vida: falta de sono, estresse, obesidade, tabagismo e… alimentação! “A regra é simples: evitar os ingredientes que desencadeiam a crise e incrementar a dieta com aqueles que constituem uma alimentação saudável e balanceada”, diz a nutricionista Priscilla Kakitsuka.

A única dificuldade é descobrir quais alimentos costumam desencadear as crises, porque isso varia. “A cafeína, por exemplo, é fundamental para evitar a enxaqueca em algumas pessoas. Já em outras, pode ser o fator que desencadeia a dor”, diz. A dica é começar seguindo a tabela abaixo, anotar tudo o que consumiu e depois montar sua própria lista. Ficar de olho ao que se come é um grande passo para evitar esse mal.

O que comer:

Cenoura, gengibre, maçã e kiwi
Alimentos antioxidantes que ajudam no bloqueio da síntese de prostaglandinas (substâncias responsáveis pelos processos inflamatórios).

Arroz, frutas, noz, queijos, iogurte, verduras, pães integrais, grãos e cereais, leite desnatado e carnes e peixes magros
Proporcionam bem-estar, porque são fontes de carboidratos e triptofano, que estimulam a liberação de serotonina.

Peixes de água fria, como salmão e sardinha
São ricos em ômega-3, substância que ajuda a evitar inflamações que provocam dores.

Castanha-do-pará e amêndoa
Ricas em selênio, atuam no sistema nervoso central e ajudam a diminuir a intensidade das crises.

Ovo, espinafre, escarola, agrião, couve
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, que são antioxidantes e favorecem as funções cerebrais.

Aveia, feijão, batata, ervilha, sementes e tomate
Possuem magnésio, substância que costuma faltar no organismo de quem tem enxaqueca.

Evite comer

Temperos, macarrão instantâneo, caldos prontos, salgadinhos, bolachas salgadas, sopas prontas, shoyu e molho inglês
Têm glutamato monossódico, ativador da enxaqueca em pessoas sensíveis ao componente.

Leia este texto na integra no M de Mulher>>

Por: Helena Fruet
Fonte: MdeMulher

 

 

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