Como evitar câimbras durante o exercício físico

O problema é comum em quem exige muito do músculo durante atividade

Quem pratica atividade física regularmente já deve ter vivenciado pelo menos um episódio de câimbra. A condição caracteriza-se pela sensação de fisgada do músculo, order causando contração e dor local. Dentre suas principais causas, estão a falta de hidratação do corpo, deficiência de vitaminas e sais minerais e fadiga muscular.

O problema é mais incidente em baixas temperaturas, pharmacy uma vez que os músculos se contraem mais nessas circunstâncias. Os membros mais afetados são os inferiores.

Prevenção
Como não existe tratamento para câimbra, a prevenção é o único modo de evitá-la. Segundo a fisioterapeuta Tânia Fleig, membro do Núcleo de Conhecimento Técnico da marca Mercur, manter os músculos alongados e o corpo hidratado são as principais medidas. “O alongamento ajuda a diminuir o desconforto, pois trabalha com o movimento inverso da contração do músculo e aumenta a circulação de sangue no local”, explica.

A profissional indica que o atleta alongue-se diariamente, a fim de melhorar sua flexibilidade, a capacidade de contração dos músculos e evitar o aparecimento de câimbras durante o exercício.

Alívio da dor
Caso ocorra um episódio de câimbra, a orientação da fisioterapeuta é massagear cuidadosamente a região afetada. “Isso ajuda a acelerar a circulação do sangue e acabar com a dor”, afirma.

Alongamento
Tânia ensina um exercício de alongamento para as pernas com o uso de faixas elásticas para ajudar na prevenção do problema. “O alongamento precisa ser contínuo para que os resultados comecem a aparecer, por isso deve ser realizado todos os dias”, afirma.

Sobre uma superfície firme e plana, acomode um colchonete e deite-se de costas. Eleve uma das pernas e passe a faixa elástica por baixo do pé, enquanto o outro permanece apoiado no chão. Estique completamente a perna e puxe a faixa até seus cotovelos encostarem no chão. Você deve fazer força para “empurrar” os dedos do pé para baixo, fazendo a posição de ponta de pé.

Fique nesta posição por 20 a 30 segundos. Você deve sentir os músculos da parte superior da coxa e perna alongados. Depois, flexione o joelho, tire a faixa e repita o alongamento com a outra perna.

Continue lendo no Bem Leve>>

Fonte: Bem Leve

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Slider by webdesign