Caminhar e seus benefícios para saúde

Fazer caminha não exige muita habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. “Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo são muitas, como, a melhora da circulação, o aumento da sensação de bem-estar, mantem o peso em equilíbrio e emagrece, protege contra derrames e infartos, e ainda ajuda no combate contra a osteoporose, onde o impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos.

Cuidados que se deve tomar durante a caminhada:

Hidrate-se: Beba água antes, durante e após a prática do exercício. Manter o corpo hidratado faz parte dos cuidados essenciais para o seu bem-estar.

Vestimenta: Opte por roupas confortáveis e leves. Escolha um tênis que seja indicado para caminhada, que não seja tão alto, por exemplo.

Horário: Evite os horários mais quentes, com forte exposição solar, como das 11h às 16h. Caminhar na parte da manhã pode trazer mais disposição para o seu dia.

Alongue-se: Alongar o corpo antes e depois da prática do exercício previne as cãimbras, e ajudam a ativar a circulação.

Alimentação: Não pratique exercícios em jejum, seja qual for a sua opção de atividade física. Dê preferência às frutas, tome um suco ou, até mesmo, barrinhas de cereais para começar!

Não se acomode: Quando perceber que seu corpo já se acostumou a uma determinada velocidade, tente aumentar, progredir um pouco no exercício, intensificar o passo ou arriscar-se em uma ladeira.

 

Fonte: Minha vida

 

 

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