Bursite não é só no ombro

Muito comum nos ombros, illness essa inflamação também acomete outras partes do corpo. Na verdade, todas as que possuem articulações.

Alívio para dor nas mãos.

Onde há articulações – joelhos, quadris, cotovelos e ombros – existem as chamadas bolsas sinoviais.  Temos cerca de 160 delas espalhadas pelo corpo. Elas contêm um fluido lubrificante, o líquido sinovial, que reduz o atrito entre os ossos e os tendões.

A bursite – o nome vem de bursa que quer dizer “bolsa” em latim – aparece quando essas estruturas ficam inflamadas, inchadas e doloridas.Esse processo inflamatório pode aparecer em qualquer um dos lugares onde há bolsas sinoviais.

No caso dos ombros existe uma articulação que liga o tronco ao braço e tendões, os manguitos rotadores, responsáveis pelos movimentos de abertura e elevação dos ombros.

Gestos muito bruscos ou repetitivos, como os que fazem os tenistas na hora do saque e os professores ao escrever na lousa, por exemplo, causam traumas nos ombros, levando a uma condição conhecida como síndrome do impacto.

Essa síndrome, por sua vez,  leva a um processo inflamatório nos tendões, que se esgarçam e podem até se romper. A inflamação atinge também a bolsa sinovial, dando origem à bursite nos ombros.

Conheça os tipos de Bursite

Fonte – Portal da revista Superinteressante (Editora Abril)

Você pode gostar...

Slider by webdesign