Aposte nos alimentos que beneficiam a circulação sanguínea

Você sabia que os hábitos alimentares têm grande influência na circulação sanguínea? Existem alimentos que favorecem e previnem doenças do coração, here como o tomate, aipo, azeite e salada com alface. “Problemas na circulação sanguínea que estão associados à flebite, varizes e arteriosclerose podem surgir facilmente em pessoas acima de 50 anos. Manter uma alimentação balanceada é uma das maneiras mais indicadas para prevenir essas doenças”, afirma a nutróloga Liliane Oppermann.

A nutróloga Paula Cabral, diretora médica da Clínica Hagla (RJ), explica que o acúmulo de gorduras saturadas e trans nas veias e artérias podem causar a formação de placas nas paredes desses canais, o que acaba dificultando ou impedindo que o sangue seja devidamente conduzido. “Desse modo, algumas regiões do corpo podem ficar sem irrigação e não receber oxigênio. Essas obstruções podem acontecer em qualquer parte do organismo, como, por exemplo, na artéria do coração. Ela para de funcionar e provoca o infarto do miocárdio. Caso o problema afete a circulação do cérebro, uma das consequências pode ser o AVC”, detalha.

Confira uma lista de alimentos que devem ser consumidos com frequência e os que devem ser evitados: 

Carnes, aves e peixes
“Você pode consumir peixes, peito de galinha ou de peru sem pele. Camarão, carne de porco e mariscos devem ser ingeridos com moderação. Diminua as carnes de boi, presunto e salsicha em suas refeições”, recomenda Liliane.

Derivados do leite
“Dê preferência ao leite desnatado, iogurte natural ou light e aos queijos magros, como o cottage, ricota, queijo minas frescal e o tofu, de origem vegetal. Evite leite integral e gordo, queijos gordurosos e manteiga”, orienta Paula.

Gorduras
“Opte pelos óleos vegetais de milho, arroz, soja, girassol, oliva e margarina cremosa. Frituras em geral, banha e bacon devem ser eliminadas da sua refeição”, aconselha Liliane.

Ovos
Para Paula, o ideal é priorizar os ovos cozidos. “Não abuse da maionese e dos doces à base de ovos”, afirma.

Verduras, legumes e cereais
“Adote as verduras e legumes em geral. Inclua também arroz, feijão, lentilha, massa sem ovo, milho, aipim cozido e todos os tipos de pães no seu cardápio. Consuma com moderação biscoitos e panquecas. Tente não consumir doses exageradas de massas, pizzas e feijoada com carnes gordurosas”, diz Liliane.

Leia este texto na integra no Corpo a Corpo>>


Por: Monique Zagari Garcia
Fonte: Corpo a Corpo

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Sonia Albuquerque disse:

    Ótimas dicas, vou seguir todas! O tempo vai passando e é bom a gente se cuidar , né? rsrs Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Slider by webdesign