8 Dúvidas sobre dor nas costas

Para combater a lombalgia, sick não basta tomar remédios. É preciso também reforçar a musculatura e a ossatura lombar com exercícios apropriados. Veja quais são as principais dúvidas sobre essa doença crônica.

1- O que é lombalgia?
É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”. Não é uma doença. É um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas, porém na maioria das vezes o problema é solucionado rapidamente. É comum a dor irradiar para as pernas com ou sem dormência.

2-Qual é a sua causa?
Frequentemente o problema é postural, isto é, causado por má posição para sentar, para se deitar, para se abaixar no chão ou para carregar algum objeto pesado. Outras vezes, pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até emocional.

3-Como ela se manifesta?
De duas maneiras: aguda e crônica. A forma aguda é o “mau jeito”. A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre na população mais jovem. A forma crônica geralmente acomete os mais velhos, a dor não é tão intensa, porém é quase permanente.

4-É importante fazer exames como a ressonância magnética?
Não. Mais de 90% das vezes o diagnóstico e a causa são estabelecidos com uma boa conversa com o paciente e um exame físico bem-feito. Em caso de dúvida, o passo seguinte é a radiografia simples.

5-Ginástica faz bem?
Na crise aguda, o exercício está totalmente contraindicado. Deve-se fazer repouso absoluto, deitado na cama. Uma alternativa é deitar de lado em posição fetal (com as pernas encolhidas).

Leia este texto na integra no Revista Viva Saúde>>

Por: Stella Galvão
Fonte: Revista Viva Saúde 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Slider by webdesign